quinta-feira, 27 de maio de 2010

Relato da elaboração e execução do planejamento

Planejando com as TIC

Para atender a atividade 4, do módulo 2, do curso Tecnologia na educação, que solicita a elaboração e aplicação de um planejamento com o uso do hipertexto ou internet, busquei conciliar esta atividade com uma parceria firmada com a Escola Dom Domingos Carrerot, que previa a aplicação de uma oficina de leitura e produção de textos com estratégias motivadoras, para alunos de 6º ano.
Considerando que planejar aulas é sistematizar todas as atividades que se desenvolvem num período de tempo em que professor e aluno interagem, numa dinâmica de ensino e aprendizagem. (PILETTI, 2001), iniciei o trabalho conversando com a professora, a fim de sondar o que estava sendo trabalhado com as turmas. Depois, fui ao planejamento propriamente dito, na elaboração, fiz um paralelo da obra literária que estava sendo lida no bimestre como os recursos linguisticos a serem trabalhados na quinzena e finalmente sugeri a produção textual com enfoque nos elementos da narrativa lida e no filme assistido pelas turmas.
O planejamento não foi aplicado em sua totalidade por mim, pois foram apenas quatro horas de oficina, a leitura da obra e os recursos linguisticos já tinham sidos explorados anteriormente pela professora regente. Então investi em estratégias para o trabalho com a escrita da obra em estudo. Todo o processo de leitura e escrita durante a execução do planejamento foi subsidiado com recursos tecnológicos como: TV, DVD e Data Show, Note Book (na apresentação da oficina, na exibição do filme e dinâmica para divisão de grupos), máquina digital (evidenciação das atividades desenvolvidas), internet e revistas (pesquisas, recortes de textos e imagens para o trabalho de leitura e escrita) . Percebi que o trabalho com as TIC chamou muita atenção dos alunos, pois o ensino usando esses recursos áudio visuais permitiu que estes se envolvessem de forma considerada em todas as atividades de leitura e escrita propostas na oficina. Infelizmente o tempo não permitiu a realização de reescrita dos textos produzidos pelos alunos, mas deixei sugestão de como a professora pode realizar esse trabalho.
Com a elaboração e aplicação do planejamento, percebi que as TIC são importantes ferramentas que estimulam os alunos no processo ensino aprendizagem, tornam as aulas mais interessantes e ainda influenciam de forma satisfatória no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Nesse sentido, faz se necessário a incorporação do uso desses recursos nas escolas, pois desta forma o docente estará adotando a postura de facilitador e ainda possibilitando aos alunos construir seu próprio conhecimento.


Maria das Mercês Dias Gomes da Silva

Planejamento Língua Portuguesa _Mercês

Formadora do Programa Gestar II _Língua Portuguesa: Maria das Mercês Dias Gomes da Silva
Disciplina: Língua Portuguesa Série/Ano: 6º ano
Planejamento de Língua Portuguesa:

OBJETIVO DAS AULAS:
►Desenvolver as habilidades da língua escrita em situações discursivas diversificadas em que haja motivação e objetivo para ler e produzir textos de diferentes tipos e gêneros com o auxilio de recursos tecnológicos.

EIXO NORTEADOR:
_Prática de escuta e leitura de textos orais e escritos;
_ Prática de análise linguistica;
_Prática de produção de textos.

COMPETÊNCIA(S):
► Refletir sobre os textos que lêem, escrevem, falam ou ouvem, intuindo de forma contextualizada, a gramática da língua, na construção do texto e de seu sentido;
►Interpretar e utilizar os recursos tecnológicos disponíveis na escola (computador, internet, hipertextos ) de forma a agilizar e dinamizar as atividades de leitura e escrita.
HABILIDADE(S):
►Usar o computador e a internet como ferramentas facilitadoras no processo de pesquisa, leitura e produção textual;

CONTEÚDO(S)
Desmistificação dos contos de fada _
►Leitura e escuta:
Obra “O fantástico mistério de Feiurinha”
Gênero: Biografia (Pedro Bandeira)
►Prática de Análise Linguistica:
_Elementos da narrativa: Tempo, espaço, narrador (foco narrativo); enredo, ordenação temporal;
_Caracterização dos personagens a partir das descrições de ações por eles realizadas ou modo como se expressam.
_Discurso direto e indireto,
_Intertextualidade (relação obra e filme)
►Produção e reescrita do próprio texto considerando:
 o desenvolvimento do texto, a adequação necessária em função: do interlocutor; da finalidade do texto; das características do gênero;
 a segmentação do texto em frases, utilizando recursos do sistema de pontuação;
 o atendimento à forma ortográfica das palavras;
_Elementos coesivos.
_Coerência Textual.
METODOLOGIAS:
Legenda (1.1 )
( 1.2 )
( 1.3 )
( 1.5 )
( 1.8 )
( 2.1 )
( 2.2 )
( 2.4 )
( 2.5 )
( 3. 1)
( 4.2 )
( 4.3 )
( 4. 5)
Legenda 1
1.1 Aula explicativa
1.2 Aula no LABIN
1.3 Aula na biblioteca
1.4 Aula na videoteca
1.5 Aula de leitura
1.6 Aula na quadra de esporte
1.7 Aula prática (oficinas/experimentos)
1.8 Aula lúdica: música; dinâmicas; gincanas; jogos
1.9 Aula interdisciplinar
Legenda 2
2.1 Atividades Orais
2.2 Atividades escritas: individual ou em grupo
2.3 Correções de atividades
2.4 Atividades de pesquisas: biblioteca; internet; sala de aula
2.5 Exposição de trabalhos
2.6 Jogos: loteria; dama; xadrez; palavras cruzadas; caça palavras; outros
Legenda 3
3.1 Elaborações de atividades em grupo
3.2 Apresentações: seminário;
peças teatrais; músicas; produção textual

Legenda 4
4.1 Produções de texto escrito individual
4.2 Produção de texto escrito coletivo
4.3 Produção de texto oral individual
4.4 Produção de texto oral coletivo
4.5 Produção de texto visual a partir de outras fontes
Situação Didática:
_Como aula introdutória levar os alunos ao laboratório de informática e, em pequenos grupos, solicitar que entrem no Google, pesquisem sobre o escritor Pedro Bandeira e anotem os dados mais significativos em relação à vida pessoal, carreira literária e as obras mais importantes do escritor.
_Ainda em grupos, propor a elaboração de um painel com as informações sobre a carreira do escritor. Nesse momento um dos grupos irá à biblioteca e fará uma pesquisa junto ao coordenador (a) da biblioteca para informar sobre as obras de Pedro Bandeira existentes na escola. Inserir no painel essa informação para incentivar as outras turmas a lerem as obras indicadas.
_ A professora organizará o resumo de todas as fadas que aparecem na obra: Cinderela, Rapunzel, Chapeuzinho vermelho, Branca de Neve e Bela Adormecida. Fatiará as narrativas e colocará no centro da sala, nesse momento os alunos deverão estar em círculo, colocar uma canção e pedir aos alunos que peguem uma ficha que estará no chão, estas estarão numeradas no verso, o que permitirá a formação dos grupos. Depois de agrupados os alunos organizarão as narrativas em uma ordenação temporal cronológica. (essa atividade permitirá ao aluno visualizar na obra o outro lado dos contos de fada apresentados por Pedro Bandeira).
_Leitura da obra pelos grupos e depois solicitar que cada grupo faça a descrição física e psicológica de um dos personagens da narrativa (no laboratório de informática cada grupo irá confeccionar slides apresentando as características dos personagens). Exposição e socialização da atividade.
_Realizar a progressão temática da narrativa: o professor elaborará o Fato, principais ações, problema, clímax e resolução do problema e exporá desordenadamente no quadro e sorteará alunos para realizar a progressão do texto.
_Exibição do filme “Xuxa em O mistério de Feiurinha” (82 minutos) e após propor Produção textual explorando o filme:
1º grupo: Como vocês perceberam no filme todas as fadas buscam desvendar o sumiço de Feiurinha. Ilustre através de quadrinhos, o momento em que a fada Cinderela Encantada vem ao mundo real, encontra com João e Maria que a leva ao famoso escritor Pedro Bandeira. (no laboratório o grupo usará a ferramenta autoformas para produzir os balões e os textos dos quadrinhos).

2º grupo: Assim como Cinderela, as demais princesas saíram do mundo encantado e vieram resgatar a história de Feiurinha. Diante da angústia das fadas, Jerusa, a secretária do escritor, informa que conhece a história de Feiurinha e começa a narrar. Incorpore Jerusa e narre o início da história até o momento do rapto da pequena princesa pelas bruxas Ruim, Malvada e Pior Ainda.

3º grupo: Após o rapto, Feiurinha vivia como prisioneira no castelo das bruxas e era constantemente maltratada por Belezinha. Confeccionem um cartaz ilustrado apresentando as características (Físicas e psicológicas) de Feiurinha e Belezinha. (o grupo usará a internet para buscar imagens das personagens e assistir o clip do momento do encontro entre Feiurinha e Belezinha).

4º grupo: Elaborem uma pequena dramatização apresentando a briga entre Feiurinha e Belezinha.

5º grupo: Como vocês perceberam as bruxas tinham transformado o príncipe em bode. Retextualizem através de desenho ou colagem:
_O encontro de Feiurinha com o príncipe;
_Retorno das bruxas da festa e a descoberta do desencantamento do príncipe. (o grupo deverá usar a internet para buscar imagens para a retextualização);

6º grupo: Retextualizem através de desenho ou colagem:
_ O momento em que as bruxas jogam a capa sobre Feiurinha e ela se transforma em bruxa;
_Retorno do príncipe, luta com as bruxas e quebra do encanto de Feiurinha, que volta a ser princesa; ( o grupo deverá usar a internet para buscar imagens para a retextualização);


7º grupo: Como vocês perceberam na obra e no filme, a senhorita Chapeuzinho Encantada foi a única princesa que não se casou. Dêem um final diferente para a história e inclua uma nova personagem na cena.

8º grupo: Imaginem que vocês irão publicar a obra “O fantástico mistério de Feiurinha”. Confeccionem uma capa e um título bem interessante para o livro. ( o grupo deverá usar o computador como ferramenta para elaborar a capa e o título);

_Análise dos textos pela professora, que colocará recadinhos propondo os ajustes necessários em cada produção.
_Cada grupo retomará ao texto e realizará a reescrita considerando os lembretes da professora.
_Exposição dos textos no mural da escola.
RECURSOS:
Legenda ( 1.1 )
( 1.4 )
( 1.5 )
( 1.6 )
( 1.7 )
( 2.1 )
( 2.3 )
( 2.4 )
( 3. 1 )
( 3.2 )
( 3.3 )
( 3.5 )
( 3.6 )

Legenda 1 – ROTINA
1.1 Quadro/giz (pincel)
1.2 Livro Didático
1.3 Livro paradidático
1.4 Livros de literatura
1. 5 Pincéis atômicos/hidrocor
1.6 Lápis de cor/giz de cera
1.7 Papel pardo/fantasia/camurça/ sulfite
Legenda 2 – DIVERSIFICADO VISUAL/MANIPULADO
2.1 Revistas e Jornais
2.2 Álbum seriado ou Cartazes
2.3 Textos em fotocópia
2.4 Material para colagem: cola tesoura, recortes, fita adesiva

Legenda 3 – DIVERSIFICADO AUDITIVO
3.1 TV/ Vídeo/fitas de vídeo
3.2 TV/DVD player/DVD
3.3 Aparelho de som/CD
3.4 Computador 3.5 Microfone
3.6 Caixa de som


Legenda 6 – MANIPULADO
6.1 Retroprojetor
6.2 Projetor Multimídia
6.3 Computador
6.4 Extensão
6.5 Mimeógrafo
6.6 Dicionário de LP
6.7 Dicionário de Inglês
Legenda 7 - OUTROS
AVALIAÇÃO:
Legenda ( 2.4 )
( 2.5 )
( 2.6 )
( 2.8 )
( 3 )
( 4 )
Legenda 1 Provas
1.1 Escrita Individual
1.2 Escrita em dupla
1.3 Consulta individual
1.4 Oral individual

Legenda 2 Trabalhos (individual ou grupo) 2.1 Debate
2.2 Seminário
2.3 Relatório (2.3.1 Filme 2.3.2 Livro 2.3.3 Experimentos)
2.4 Pesquisa
2.5 Gincana
2.6 Oficinas
2.7 Experimentos
2.8 Trabalhos em grupo e individual
Legenda 3 Caderno de Registro (registro de atividade)
Legenda 4 Produções artísticas e culturais (produção e/ou participação em eventos)

REFERÊNCIAS:


_Referencial curricular do Ensino Fundamental _ Secretaria da Educação e cultura do Estado do Tocantins.
_ Obra: O fantástico mistério de Feiurinha. Autor: Pedro Bandeira.
_Portal do professor
_Textos: Contornos arquitetônicos; o hipertexto no contorno educacional e cadeias de conhecimento: dutos para a inteligência coletiva. Link Saiba mais da página 16 do módulo virtual.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Conceituando hipertexto

Os computadores a cada momento estão sendo integrados em todos os setores da sociedade contemporânea. Com essa incorporação surgem conceitos que provocam profundas mudanças em nossos valores. Hoje, em pleno século XXI, é inconcebível vivermos sem as mídias, pois a cada atividade que produzimos faz-se necessário a utilização integrada dos meios de expressão e comunicação disponíveis no mundo moderno. Esses recursos nos propiciam um ambiente de comunicação, inovação e conhecimento.
Outro conceito ligado às multimídias e que é foco desse trabalho são os hipertextos. Termos criado por Theodore Nelson para exprimir a ideia de escrita/leitura não linear em um sistema de informática. Tecnicamente pode se definir hipertexto como um conjunto de dados ligados entre si por conexão que podem ser páginas, palavras, imagens, gráficos, sequências sonoras e outros. Funcionalmente, um hipertexto é um tipo de programa para a organização de conhecimentos ou dados, a aquisição de informações e comunicação.
É um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com a intenção de aprofundar a compreensão inicial.
As características hipertextuais mais marcantes são: simultaneidade de produção e circulação, o que supera o fenômeno da transmissão oral; ausência de limites, multilinearidade/fragmentação e interatividade.
Após ingresso do curso “Tecnologia na Educação...” e principalmente na realização dessa atividade, percebi a riqueza e a importância da utilização dos recursos tecnológicos no processo ensino aprendizagem, pois favorece a realização de experiências criativas e inovadoras. Em relação ao uso dos hipertextos já tenho sugerido aos professores algumas estratégias para trabalhar com esse recurso, mas a partir desse estudo percebi que o leque é bem maior, pois vence os limites geográficos, reconfigura a dimensão temporal e estende o espaço físico da sala de aula.


Maria das Mercês Dias Gomes da Silva