segunda-feira, 17 de maio de 2010

Conceituando hipertexto

Os computadores a cada momento estão sendo integrados em todos os setores da sociedade contemporânea. Com essa incorporação surgem conceitos que provocam profundas mudanças em nossos valores. Hoje, em pleno século XXI, é inconcebível vivermos sem as mídias, pois a cada atividade que produzimos faz-se necessário a utilização integrada dos meios de expressão e comunicação disponíveis no mundo moderno. Esses recursos nos propiciam um ambiente de comunicação, inovação e conhecimento.
Outro conceito ligado às multimídias e que é foco desse trabalho são os hipertextos. Termos criado por Theodore Nelson para exprimir a ideia de escrita/leitura não linear em um sistema de informática. Tecnicamente pode se definir hipertexto como um conjunto de dados ligados entre si por conexão que podem ser páginas, palavras, imagens, gráficos, sequências sonoras e outros. Funcionalmente, um hipertexto é um tipo de programa para a organização de conhecimentos ou dados, a aquisição de informações e comunicação.
É um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não seqüencial pelo leitor. O objetivo a esse conceito é o de permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos, no texto com a intenção de aprofundar a compreensão inicial.
As características hipertextuais mais marcantes são: simultaneidade de produção e circulação, o que supera o fenômeno da transmissão oral; ausência de limites, multilinearidade/fragmentação e interatividade.
Após ingresso do curso “Tecnologia na Educação...” e principalmente na realização dessa atividade, percebi a riqueza e a importância da utilização dos recursos tecnológicos no processo ensino aprendizagem, pois favorece a realização de experiências criativas e inovadoras. Em relação ao uso dos hipertextos já tenho sugerido aos professores algumas estratégias para trabalhar com esse recurso, mas a partir desse estudo percebi que o leque é bem maior, pois vence os limites geográficos, reconfigura a dimensão temporal e estende o espaço físico da sala de aula.


Maria das Mercês Dias Gomes da Silva

6 comentários:

  1. Olá Mercês,
    Esse relato sobre hipertexto me fez refletir o quanto o mesmo é útil como ferramenta pedagógica. Confesso que não gostava muito de trabalhar com blog, mas depois do início desse curso vejo o quanto utilizamos de hipertexto no blog e o quanto ele fica rico. Devemos incentivar a escola criar seu próprio blog e divulgar suas ações. Parabéns menina, seja persisitente, você chega lá!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mercês,
    De maneira clara você mostrou as possibilidades de ampliação do conhecimento que o trabalho com hipertextos nos proporciona.
    Gostei muito!
    Abraçosssssss
    Ivana

    ResponderExcluir
  3. Oi rainha da língua portuguesa,

    Parabéns pelo comentário,também concordo com a importância dos recursos tecnológicos na educação,ampliando nossos horizontes e facilitando a comunicação.

    Beijinhos,

    Raquel

    ResponderExcluir
  4. Mercês é isso ai, o hipertexto vence os limites geográficos,reconfigura a dimensão tempora e alarga o espaço da sala de aula.Vejo também que o estudo sobre esse assunto melhorou muito nossos conceitos com certeza as práticas serão outras. Até o dia de montarmos a nossa oficina que será logo,logo.
    Sobre o hipertexto como progama dialogaremos mais.
    Beijos!!1
    Elzilene de Sales Dias.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mercês!
    O seu blog esta ficando ótimo, caso você precisa linkar palavras de seu texto com página da internet, procura fazer um agendamento comigo.
    Visita o blog de seus colegas e aumenta a sua lista de blog. Busca criatividade para inovar com essas ferramenta. Você pode expor em seu blog outras pesquisa que sejam interessante para o seu trabalho.
    Abraço
    Rejane

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir