quinta-feira, 27 de maio de 2010

Relato da elaboração e execução do planejamento

Planejando com as TIC

Para atender a atividade 4, do módulo 2, do curso Tecnologia na educação, que solicita a elaboração e aplicação de um planejamento com o uso do hipertexto ou internet, busquei conciliar esta atividade com uma parceria firmada com a Escola Dom Domingos Carrerot, que previa a aplicação de uma oficina de leitura e produção de textos com estratégias motivadoras, para alunos de 6º ano.
Considerando que planejar aulas é sistematizar todas as atividades que se desenvolvem num período de tempo em que professor e aluno interagem, numa dinâmica de ensino e aprendizagem. (PILETTI, 2001), iniciei o trabalho conversando com a professora, a fim de sondar o que estava sendo trabalhado com as turmas. Depois, fui ao planejamento propriamente dito, na elaboração, fiz um paralelo da obra literária que estava sendo lida no bimestre como os recursos linguisticos a serem trabalhados na quinzena e finalmente sugeri a produção textual com enfoque nos elementos da narrativa lida e no filme assistido pelas turmas.
O planejamento não foi aplicado em sua totalidade por mim, pois foram apenas quatro horas de oficina, a leitura da obra e os recursos linguisticos já tinham sidos explorados anteriormente pela professora regente. Então investi em estratégias para o trabalho com a escrita da obra em estudo. Todo o processo de leitura e escrita durante a execução do planejamento foi subsidiado com recursos tecnológicos como: TV, DVD e Data Show, Note Book (na apresentação da oficina, na exibição do filme e dinâmica para divisão de grupos), máquina digital (evidenciação das atividades desenvolvidas), internet e revistas (pesquisas, recortes de textos e imagens para o trabalho de leitura e escrita) . Percebi que o trabalho com as TIC chamou muita atenção dos alunos, pois o ensino usando esses recursos áudio visuais permitiu que estes se envolvessem de forma considerada em todas as atividades de leitura e escrita propostas na oficina. Infelizmente o tempo não permitiu a realização de reescrita dos textos produzidos pelos alunos, mas deixei sugestão de como a professora pode realizar esse trabalho.
Com a elaboração e aplicação do planejamento, percebi que as TIC são importantes ferramentas que estimulam os alunos no processo ensino aprendizagem, tornam as aulas mais interessantes e ainda influenciam de forma satisfatória no desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita. Nesse sentido, faz se necessário a incorporação do uso desses recursos nas escolas, pois desta forma o docente estará adotando a postura de facilitador e ainda possibilitando aos alunos construir seu próprio conhecimento.


Maria das Mercês Dias Gomes da Silva

3 comentários:

  1. Que bom Mercês! Seu planejamento está show e o trabalho realizado mostra-nos que ao dispormos dos recursos tecnológicos, a aula fica mais leve, dinâmica e passível de melhores resultados na aprendizagem dos alunos.
    Parabéns e sucesso!
    Bjos!
    Ester de Melo

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Merces por mais este trabalho desenvolvido em "nossas escolas". Você com certeza é uma grande educadora.
    Beijos
    Eliana

    ResponderExcluir
  3. Que bom que voce escolheu a escola Dom Domingos Carrerot, trabalho no 2º ano das series inicias da mesma, seu trabalho no 6º ano deve ter sido riquissimo, pois reforçar a escrita e a leitura nesta série é muito importante e um trabalho como este ao ser executado deve sim ter novas fontes e recursos a fim de despertar o interesse dos alunos para este conhecimento... parabéns adorei!!!

    ResponderExcluir