Disciplina: Língua Portuguesa Série/Ano: 6º ano
Planejamento de Língua Portuguesa:
OBJETIVO DAS AULAS:
►Desenvolver as habilidades da língua escrita em situações discursivas diversificadas em que haja motivação e objetivo para ler e produzir textos de diferentes tipos e gêneros com o auxilio de recursos tecnológicos.
EIXO NORTEADOR:
_Prática de escuta e leitura de textos orais e escritos;
_ Prática de análise linguistica;
_Prática de produção de textos.
COMPETÊNCIA(S):
► Refletir sobre os textos que lêem, escrevem, falam ou ouvem, intuindo de forma contextualizada, a gramática da língua, na construção do texto e de seu sentido;
►Interpretar e utilizar os recursos tecnológicos disponíveis na escola (computador, internet, hipertextos ) de forma a agilizar e dinamizar as atividades de leitura e escrita.
HABILIDADE(S):
►Usar o computador e a internet como ferramentas facilitadoras no processo de pesquisa, leitura e produção textual;
CONTEÚDO(S)
Desmistificação dos contos de fada _
►Leitura e escuta:
Obra “O fantástico mistério de Feiurinha”
Gênero: Biografia (Pedro Bandeira)
►Prática de Análise Linguistica:
_Elementos da narrativa: Tempo, espaço, narrador (foco narrativo); enredo, ordenação temporal;
_Caracterização dos personagens a partir das descrições de ações por eles realizadas ou modo como se expressam.
_Discurso direto e indireto,
_Intertextualidade (relação obra e filme)
►Produção e reescrita do próprio texto considerando:
o desenvolvimento do texto, a adequação necessária em função: do interlocutor; da finalidade do texto; das características do gênero;
a segmentação do texto em frases, utilizando recursos do sistema de pontuação;
o atendimento à forma ortográfica das palavras;
_Elementos coesivos.
_Coerência Textual.
METODOLOGIAS:
Legenda (1.1 )
( 1.2 )
( 1.3 )
( 1.5 )
( 1.8 )
( 2.1 )
( 2.2 )
( 2.4 )
( 2.5 )
( 3. 1)
( 4.2 )
( 4.3 )
( 4. 5)
Legenda 1
1.1 Aula explicativa
1.2 Aula no LABIN
1.3 Aula na biblioteca
1.4 Aula na videoteca
1.5 Aula de leitura
1.6 Aula na quadra de esporte
1.7 Aula prática (oficinas/experimentos)
1.8 Aula lúdica: música; dinâmicas; gincanas; jogos
1.9 Aula interdisciplinar
Legenda 2
2.1 Atividades Orais
2.2 Atividades escritas: individual ou em grupo
2.3 Correções de atividades
2.4 Atividades de pesquisas: biblioteca; internet; sala de aula
2.5 Exposição de trabalhos
2.6 Jogos: loteria; dama; xadrez; palavras cruzadas; caça palavras; outros
Legenda 3
3.1 Elaborações de atividades em grupo
3.2 Apresentações: seminário;
peças teatrais; músicas; produção textual
Legenda 4
4.1 Produções de texto escrito individual
4.2 Produção de texto escrito coletivo
4.3 Produção de texto oral individual
4.4 Produção de texto oral coletivo
4.5 Produção de texto visual a partir de outras fontes
Situação Didática:
_Como aula introdutória levar os alunos ao laboratório de informática e, em pequenos grupos, solicitar que entrem no Google, pesquisem sobre o escritor Pedro Bandeira e anotem os dados mais significativos em relação à vida pessoal, carreira literária e as obras mais importantes do escritor.
_Ainda em grupos, propor a elaboração de um painel com as informações sobre a carreira do escritor. Nesse momento um dos grupos irá à biblioteca e fará uma pesquisa junto ao coordenador (a) da biblioteca para informar sobre as obras de Pedro Bandeira existentes na escola. Inserir no painel essa informação para incentivar as outras turmas a lerem as obras indicadas.
_ A professora organizará o resumo de todas as fadas que aparecem na obra: Cinderela, Rapunzel, Chapeuzinho vermelho, Branca de Neve e Bela Adormecida. Fatiará as narrativas e colocará no centro da sala, nesse momento os alunos deverão estar em círculo, colocar uma canção e pedir aos alunos que peguem uma ficha que estará no chão, estas estarão numeradas no verso, o que permitirá a formação dos grupos. Depois de agrupados os alunos organizarão as narrativas em uma ordenação temporal cronológica. (essa atividade permitirá ao aluno visualizar na obra o outro lado dos contos de fada apresentados por Pedro Bandeira).
_Leitura da obra pelos grupos e depois solicitar que cada grupo faça a descrição física e psicológica de um dos personagens da narrativa (no laboratório de informática cada grupo irá confeccionar slides apresentando as características dos personagens). Exposição e socialização da atividade.
_Realizar a progressão temática da narrativa: o professor elaborará o Fato, principais ações, problema, clímax e resolução do problema e exporá desordenadamente no quadro e sorteará alunos para realizar a progressão do texto.
_Exibição do filme “Xuxa em O mistério de Feiurinha” (82 minutos) e após propor Produção textual explorando o filme:
1º grupo: Como vocês perceberam no filme todas as fadas buscam desvendar o sumiço de Feiurinha. Ilustre através de quadrinhos, o momento em que a fada Cinderela Encantada vem ao mundo real, encontra com João e Maria que a leva ao famoso escritor Pedro Bandeira. (no laboratório o grupo usará a ferramenta autoformas para produzir os balões e os textos dos quadrinhos).
2º grupo: Assim como Cinderela, as demais princesas saíram do mundo encantado e vieram resgatar a história de Feiurinha. Diante da angústia das fadas, Jerusa, a secretária do escritor, informa que conhece a história de Feiurinha e começa a narrar. Incorpore Jerusa e narre o início da história até o momento do rapto da pequena princesa pelas bruxas Ruim, Malvada e Pior Ainda.
3º grupo: Após o rapto, Feiurinha vivia como prisioneira no castelo das bruxas e era constantemente maltratada por Belezinha. Confeccionem um cartaz ilustrado apresentando as características (Físicas e psicológicas) de Feiurinha e Belezinha. (o grupo usará a internet para buscar imagens das personagens e assistir o clip do momento do encontro entre Feiurinha e Belezinha).
4º grupo: Elaborem uma pequena dramatização apresentando a briga entre Feiurinha e Belezinha.
5º grupo: Como vocês perceberam as bruxas tinham transformado o príncipe em bode. Retextualizem através de desenho ou colagem:
_O encontro de Feiurinha com o príncipe;
_Retorno das bruxas da festa e a descoberta do desencantamento do príncipe. (o grupo deverá usar a internet para buscar imagens para a retextualização);
6º grupo: Retextualizem através de desenho ou colagem:
_ O momento em que as bruxas jogam a capa sobre Feiurinha e ela se transforma em bruxa;
_Retorno do príncipe, luta com as bruxas e quebra do encanto de Feiurinha, que volta a ser princesa; ( o grupo deverá usar a internet para buscar imagens para a retextualização);
7º grupo: Como vocês perceberam na obra e no filme, a senhorita Chapeuzinho Encantada foi a única princesa que não se casou. Dêem um final diferente para a história e inclua uma nova personagem na cena.
8º grupo: Imaginem que vocês irão publicar a obra “O fantástico mistério de Feiurinha”. Confeccionem uma capa e um título bem interessante para o livro. ( o grupo deverá usar o computador como ferramenta para elaborar a capa e o título);
_Análise dos textos pela professora, que colocará recadinhos propondo os ajustes necessários em cada produção.
_Cada grupo retomará ao texto e realizará a reescrita considerando os lembretes da professora.
_Exposição dos textos no mural da escola.
RECURSOS:
Legenda ( 1.1 )
( 1.4 )
( 1.5 )
( 1.6 )
( 1.7 )
( 2.1 )
( 2.3 )
( 2.4 )
( 3. 1 )
( 3.2 )
( 3.3 )
( 3.5 )
( 3.6 )
Legenda 1 – ROTINA
1.1 Quadro/giz (pincel)
1.2 Livro Didático
1.3 Livro paradidático
1.4 Livros de literatura
1. 5 Pincéis atômicos/hidrocor
1.6 Lápis de cor/giz de cera
1.7 Papel pardo/fantasia/camurça/ sulfite
Legenda 2 – DIVERSIFICADO VISUAL/MANIPULADO
2.1 Revistas e Jornais
2.2 Álbum seriado ou Cartazes
2.3 Textos em fotocópia
2.4 Material para colagem: cola tesoura, recortes, fita adesiva
Legenda 3 – DIVERSIFICADO AUDITIVO
3.1 TV/ Vídeo/fitas de vídeo
3.2 TV/DVD player/DVD
3.3 Aparelho de som/CD
3.4 Computador 3.5 Microfone
3.6 Caixa de som
Legenda 6 – MANIPULADO
6.1 Retroprojetor
6.2 Projetor Multimídia
6.3 Computador
6.4 Extensão
6.5 Mimeógrafo
6.6 Dicionário de LP
6.7 Dicionário de Inglês
Legenda 7 - OUTROS
AVALIAÇÃO:
Legenda ( 2.4 )
( 2.5 )
( 2.6 )
( 2.8 )
( 3 )
( 4 )
Legenda 1 Provas
1.1 Escrita Individual
1.2 Escrita em dupla
1.3 Consulta individual
1.4 Oral individual
Legenda 2 Trabalhos (individual ou grupo) 2.1 Debate
2.2 Seminário
2.3 Relatório (2.3.1 Filme 2.3.2 Livro 2.3.3 Experimentos)
2.4 Pesquisa
2.5 Gincana
2.6 Oficinas
2.7 Experimentos
2.8 Trabalhos em grupo e individual
Legenda 3 Caderno de Registro (registro de atividade)
Legenda 4 Produções artísticas e culturais (produção e/ou participação em eventos)
REFERÊNCIAS:
_Referencial curricular do Ensino Fundamental _ Secretaria da Educação e cultura do Estado do Tocantins.
_ Obra: O fantástico mistério de Feiurinha. Autor: Pedro Bandeira.
_Portal do professor
_Textos: Contornos arquitetônicos; o hipertexto no contorno educacional e cadeias de conhecimento: dutos para a inteligência coletiva. Link Saiba mais da página 16 do módulo virtual.
Anexo planejamento - Merces
View more presentations from MariadasMerces.
olá, mercês, fiquei encantada com seu planejamento, e a oficina que você ministrou, achei muito criativa. parabens pelo excelente trabalho que você vem fazendo. beijos e bom final de semana. oneide
ResponderExcluirOlá Mercês, maravilhoso o seu plenejamento, como sempre muito dedicada a tudo que faz. Você está de parabéns.SUCESSO!
ResponderExcluir