terça-feira, 8 de junho de 2010

Planejamento com material digital _Unidade 3

Planejamento
Modalidade: Ensino Fundamental 9º ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Título: Produzindo crônicas do lugar onde vivo
Autora: Maria das Mercês Dias Gomes da Silva
*Objetivos
*Democratização do uso de recursos tecnológicos na disciplina de Língua Portuguesa, perseguindo um ensino aprendizagem de leitura e escrita do gênero crônica de forma dinâmica.
*Criar espaços de aprendizagens, com o suporte de recursos audiovisuais e estratégias de leituras diversificadas, que oportunize aos alunos ler e escrever sobre o seu lugar de vivência.
*Desenvolver a capacidade verbal: conhecimento da língua, vocabulário, situação de comunicação e organização dos textos.
*Duração do planejamento:
Oito aulas
*Como trabalho de pré leitura realizar com a turma uma dinâmica de perguntas e respostas sobre o gênero crônica.
Tempo previsto: 30 min.
Regra: Dividir a turma, entregar a cada grupo um botão de rosa (confeccionada pelo professor) com uma pergunta sobre o gênero crônica. Na sequência, entregar as pétalas onde os alunos tentarão responder a pergunta do botão e ainda elaborar mais duas perguntas sobre o gênero em estudo e passar a outro grupo para responder. Nesse momento o professor estará interferindo quando necessário. Posteriormente cada grupo deverá completar todas as pétalas com uma sequência lógica de perguntas e respostas e colá-las num painel afixado na parede.
*Situação didática
_Apresentar as características do gênero crônica em data show e confirmar ou refutar as previsões levantadas pelos alunos no jogo de perguntas e respostas.
_Levar os alunos ao laboratório de informática e solicitar uma pesquisa e curiosidades sobre o jornalista e cronista Armando Nogueira. Retornar a sala de aula e apresentar um vídeo (youtube) sobre a morte e contribuição do pesquisado para o futebol e telejornalismo brasileiro. Montagem de painel com os dados mais importantes do cronista e exposição no mural da escola.
_Apresentar a crônica "Pelada de subúrbio" de Armando Nogueira. Realizar leitura e estudo dos recursos linguisticos usados pelo autor. Em grupos, os alunos irão buscar na crônica palavras do dia a dia que têm outro significado no jargão jornalístico. Retomar os alunos ao laboratório de informática e propor que abram a página inicial do wikcionário em português em http://pt.wiktionary.org/. cadastrar na Wikipédia e contribuir com os verbetes encontrados na crônica em estudo, dando seu significado no dia a dia e no jargão jornalístico.
_Divisão de grupo para a escrita coletiva da crônica do lugar onde vive:
Jogo: Curiosidades das copas do mundo Ao som da canção “Uma partida de futebol” de Skan, pedir que os alunos peguem uma ficha que estará no centro da sala. O professor joga o slide da 1ª pergunta, o aluno que estiver faz a pergunta e os que estiverem com a resposta responde e assim segue o jogo até formar os 7 grupos. Obs: Na hora de reproduzir o jogo tem que reproduzir apenas uma vez a pergunta e 6 vezes a resposta.
Exibição do vídeo “Tombamento de Porto Nacional”; ( 2 minutos).
-Dividir a turma em grupos e propor a seguinte atividade:
1º grupo: Escolha de personagens para a crônica;
2º grupo: Escolha de enredo, como, onde e quando vai se desenrolar a narrativa.
3º grupo: Escolha do tom da crônica: humorístico, lírico, irônico ou crítico?
4º grupo: Escolha de espaço (em que parte da cidade, em que cenário, ocorrerá a situação),
5º grupo: Escolha do tempo (lembre-se a crônica se passa em um curto espaço de tempo: minutos, horas)
6º grupo: Escolha de um desfecho para a crônica.
7º grupo: Capriche! Criem um título bem interessante para a crônica.
Cada grupo irá produzir o primeiro parágrafo da crônica;
_Escolha de um dos textos para dar continuidade (suporte do professor):
_Afixar as ideias dos alunos num papel pardo e continuar a escrita coletiva no quadro baseada na sugestão dos alunos da resposta, por que assim formará cada grupo.
_Escrita individual do texto:
I grupo: Leiam a notícia “Detectados vários problemas na ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional”, após elaborem uma situação e em seguida produza uma crônica dissertativa.
II grupo: Leiam a notícia “Determinação e comprometimento na busca pelo título da temporada” e elaborem uma crônica humorística com base no texto.
III grupo: Leiam a noticia “Interporto busca a reabilitação nos dois jogos que restam” e após produzam uma crônica irônica.
IV grupo: Leiam a notícia “Religiosidade e fé marcam a semana santa em Porto Nacional” e depois elabore uma crônica com base no texto.
V grupo: Leiam a notícia “Porto Nacional estimula economia solidária em feira do cabaçaco” e depois elabore uma crônica com base no texto.
_Dinâmica para correção dos textos:
Procedimentos da atividade - Sorteio do texto a ser analisado - - Todos os grupos analisarão um único texto. Após os grupos voltam para o círculo, em seguida a condutora (o) do grupo irá pegar o número da pergunta e terá alguns minutos para analisar e responder aos demais colegas. As respostas devem ser argumentadas com base no estudado. O grupo que sair do assunto e ou extrapolarem o tempo de resposta será eliminado.
1-Como vocês sabem a linguagem do cronista é simples e espontânea. Selecionem, na narrativa em análise, um fragmento em que os autores usam expressões de conversa familiar e íntima, dando ideia de uma conversa com o leitor e apresente aos colegas.
2-Sabe-se que o cronista tempera os fatos diários com humor, ironia ou emoção. Agora escolham um parágrafo em que os cronistas conseguiram mexer com a emoção de vocês e apresente aos colegas.
3_ Após ter analisado o texto, diga qual o assunto abordado?
4_Para narrar o acontecimento o grupo usou um tom sério? Usou humor? Foi irônico, insinuando que as palavras significam o contrário do que dizem? Ou usou lirismo, fazendo comparações e metáforas poéticas? Escolham um fragmento do texto que comprove sua resposta e apresente a turma.
5-Ao escrever uma crônica, o autor escolhe o ponto de vista que vai adotar; escreve na primeira pessoa e se transforma em parte da narrativa ou fica de fora sendo autor-observador. Qual o foco narrativo do texto em análise? Apresente um fragmento que comprove sua resposta.
6_A crônica em estudo refere-se a um tipo de comportamento humano atemporal, adquirindo um sabor literário? Recorra a fragmentos do texto para justificar sua resposta.
7_Nas crônicas, geralmente os fatos ocorrem em um tempo breve (minutos, horas ou período do dia). Apresente aos colegas o tempo apresentado na narrativa em estudo.
8_ O lugar onde o episódio da crônica ocorre geralmente é um só, bem determinado. Apresente aos colegas o lugar apresentado na narrativa em estudo.
9_Como bons cronistas apresentem a situação do cotidiano retratada no texto.
10_O desfecho da crônica é aberto (o leitor é instigado a pensar, criar uma solução, dar continuidade a narrativa) ou conclusivo? Argumente.
11_ O título da crônica instiga a imaginação do leitor? Faz referência ao episódio central da narrativa? Argumente.
12_ Como vocês já estão craques nos elementos da narrativa. Apresentem à turma o conflito do texto.

Recursos complementares
Slides da oficina crônica: Olimpíadas de Língua Portuguesa
http://www.slideshare.net/MariadasMerces/oficina-crnica-mercs-gomes
http://www.cultura.gov.br/site/2008/12/05/porto-nacional-tombado-pelo-patrimonio-

Avaliação
*A avaliação acontecerá no processo de leitura, nas atividades de grupos (exploração dos recursos lingüísticos) e nas produções textuais coletivas e individuais.

6 comentários:

  1. Seu plano de aula ficou excelente! Obrigada por mais uma contribuição.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá colega, ficou excelente o seu plano de aula com materail digital. Parabéns. Um abraço, Rosilde

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu planejamento e a realização da aula, Mercês. Tenho certeza que esse trabalho foi muito produtivo.Parabéns! Você vai longe, menina!
    Um Abraço!

    ResponderExcluir