Planejamento
Modalidade: Ensino Fundamental 9º ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Título: Produzindo crônicas do lugar onde vivo
Autora: Maria das Mercês Dias Gomes da Silva
*Objetivos
*Democratização do uso de recursos tecnológicos na disciplina de Língua Portuguesa, perseguindo um ensino aprendizagem de leitura e escrita do gênero crônica de forma dinâmica.
*Criar espaços de aprendizagens, com o suporte de recursos audiovisuais e estratégias de leituras diversificadas, que oportunize aos alunos ler e escrever sobre o seu lugar de vivência.
*Desenvolver a capacidade verbal: conhecimento da língua, vocabulário, situação de comunicação e organização dos textos.
*Duração do planejamento:
Oito aulas
*Como trabalho de pré leitura realizar com a turma uma dinâmica de perguntas e respostas sobre o gênero crônica.
Tempo previsto: 30 min.
Regra: Dividir a turma, entregar a cada grupo um botão de rosa (confeccionada pelo professor) com uma pergunta sobre o gênero crônica. Na sequência, entregar as pétalas onde os alunos tentarão responder a pergunta do botão e ainda elaborar mais duas perguntas sobre o gênero em estudo e passar a outro grupo para responder. Nesse momento o professor estará interferindo quando necessário. Posteriormente cada grupo deverá completar todas as pétalas com uma sequência lógica de perguntas e respostas e colá-las num painel afixado na parede.
*Situação didática
_Apresentar as características do gênero crônica em data show e confirmar ou refutar as previsões levantadas pelos alunos no jogo de perguntas e respostas.
_Levar os alunos ao laboratório de informática e solicitar uma pesquisa e curiosidades sobre o jornalista e cronista Armando Nogueira. Retornar a sala de aula e apresentar um vídeo (youtube) sobre a morte e contribuição do pesquisado para o futebol e telejornalismo brasileiro. Montagem de painel com os dados mais importantes do cronista e exposição no mural da escola.
_Apresentar a crônica "Pelada de subúrbio" de Armando Nogueira. Realizar leitura e estudo dos recursos linguisticos usados pelo autor. Em grupos, os alunos irão buscar na crônica palavras do dia a dia que têm outro significado no jargão jornalístico. Retomar os alunos ao laboratório de informática e propor que abram a página inicial do wikcionário em português em http://pt.wiktionary.org/. cadastrar na Wikipédia e contribuir com os verbetes encontrados na crônica em estudo, dando seu significado no dia a dia e no jargão jornalístico.
_Divisão de grupo para a escrita coletiva da crônica do lugar onde vive:
Jogo: Curiosidades das copas do mundo Ao som da canção “Uma partida de futebol” de Skan, pedir que os alunos peguem uma ficha que estará no centro da sala. O professor joga o slide da 1ª pergunta, o aluno que estiver faz a pergunta e os que estiverem com a resposta responde e assim segue o jogo até formar os 7 grupos. Obs: Na hora de reproduzir o jogo tem que reproduzir apenas uma vez a pergunta e 6 vezes a resposta.
Exibição do vídeo “Tombamento de Porto Nacional”; ( 2 minutos).
-Dividir a turma em grupos e propor a seguinte atividade:
1º grupo: Escolha de personagens para a crônica;
2º grupo: Escolha de enredo, como, onde e quando vai se desenrolar a narrativa.
3º grupo: Escolha do tom da crônica: humorístico, lírico, irônico ou crítico?
4º grupo: Escolha de espaço (em que parte da cidade, em que cenário, ocorrerá a situação),
5º grupo: Escolha do tempo (lembre-se a crônica se passa em um curto espaço de tempo: minutos, horas)
6º grupo: Escolha de um desfecho para a crônica.
7º grupo: Capriche! Criem um título bem interessante para a crônica.
Cada grupo irá produzir o primeiro parágrafo da crônica;
_Escolha de um dos textos para dar continuidade (suporte do professor):
_Afixar as ideias dos alunos num papel pardo e continuar a escrita coletiva no quadro baseada na sugestão dos alunos da resposta, por que assim formará cada grupo.
_Escrita individual do texto:
I grupo: Leiam a notícia “Detectados vários problemas na ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional”, após elaborem uma situação e em seguida produza uma crônica dissertativa.
II grupo: Leiam a notícia “Determinação e comprometimento na busca pelo título da temporada” e elaborem uma crônica humorística com base no texto.
III grupo: Leiam a noticia “Interporto busca a reabilitação nos dois jogos que restam” e após produzam uma crônica irônica.
IV grupo: Leiam a notícia “Religiosidade e fé marcam a semana santa em Porto Nacional” e depois elabore uma crônica com base no texto.
V grupo: Leiam a notícia “Porto Nacional estimula economia solidária em feira do cabaçaco” e depois elabore uma crônica com base no texto.
_Dinâmica para correção dos textos:
Procedimentos da atividade - Sorteio do texto a ser analisado - - Todos os grupos analisarão um único texto. Após os grupos voltam para o círculo, em seguida a condutora (o) do grupo irá pegar o número da pergunta e terá alguns minutos para analisar e responder aos demais colegas. As respostas devem ser argumentadas com base no estudado. O grupo que sair do assunto e ou extrapolarem o tempo de resposta será eliminado.
1-Como vocês sabem a linguagem do cronista é simples e espontânea. Selecionem, na narrativa em análise, um fragmento em que os autores usam expressões de conversa familiar e íntima, dando ideia de uma conversa com o leitor e apresente aos colegas.
2-Sabe-se que o cronista tempera os fatos diários com humor, ironia ou emoção. Agora escolham um parágrafo em que os cronistas conseguiram mexer com a emoção de vocês e apresente aos colegas.
3_ Após ter analisado o texto, diga qual o assunto abordado?
4_Para narrar o acontecimento o grupo usou um tom sério? Usou humor? Foi irônico, insinuando que as palavras significam o contrário do que dizem? Ou usou lirismo, fazendo comparações e metáforas poéticas? Escolham um fragmento do texto que comprove sua resposta e apresente a turma.
5-Ao escrever uma crônica, o autor escolhe o ponto de vista que vai adotar; escreve na primeira pessoa e se transforma em parte da narrativa ou fica de fora sendo autor-observador. Qual o foco narrativo do texto em análise? Apresente um fragmento que comprove sua resposta.
6_A crônica em estudo refere-se a um tipo de comportamento humano atemporal, adquirindo um sabor literário? Recorra a fragmentos do texto para justificar sua resposta.
7_Nas crônicas, geralmente os fatos ocorrem em um tempo breve (minutos, horas ou período do dia). Apresente aos colegas o tempo apresentado na narrativa em estudo.
8_ O lugar onde o episódio da crônica ocorre geralmente é um só, bem determinado. Apresente aos colegas o lugar apresentado na narrativa em estudo.
9_Como bons cronistas apresentem a situação do cotidiano retratada no texto.
10_O desfecho da crônica é aberto (o leitor é instigado a pensar, criar uma solução, dar continuidade a narrativa) ou conclusivo? Argumente.
11_ O título da crônica instiga a imaginação do leitor? Faz referência ao episódio central da narrativa? Argumente.
12_ Como vocês já estão craques nos elementos da narrativa. Apresentem à turma o conflito do texto.
Recursos complementares
Slides da oficina crônica: Olimpíadas de Língua Portuguesa
http://www.slideshare.net/MariadasMerces/oficina-crnica-mercs-gomes
http://www.cultura.gov.br/site/2008/12/05/porto-nacional-tombado-pelo-patrimonio-
Avaliação
*A avaliação acontecerá no processo de leitura, nas atividades de grupos (exploração dos recursos lingüísticos) e nas produções textuais coletivas e individuais.
terça-feira, 8 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSeu plano de aula ficou excelente! Obrigada por mais uma contribuição.
ResponderExcluirAdorei, parabéns!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá colega, ficou excelente o seu plano de aula com materail digital. Parabéns. Um abraço, Rosilde
ResponderExcluirMuito bom seu planejamento e a realização da aula, Mercês. Tenho certeza que esse trabalho foi muito produtivo.Parabéns! Você vai longe, menina!
ResponderExcluirUm Abraço!