Conceito de currículo e TICs
Não é fácil a apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pelo currículo, pois as questões que o envolvem na prática escolar representam um grande desafio, devido às várias definições e aplicações práticas que possui. Como elemento importante na definição do que somos e seremos futuramente, este deve ser concebido de forma aberta visando à escola como espaço de diálogo com o uso de diferentes linguagens de expressão do pensamento que propiciem a interação das diferentes culturas, contextos e objetos de conhecimentos, capazes de mobilizar pensamentos criativos e novas aprendizagens por parte dos alunos.
A abertura de espaço da escola para a utilização das TICs nas atividades curriculares tem muito a contribuir, pois esta abertura possibilita interação da escola com o dia-a-dia dos alunos e com os conhecimentos globais acontecidos no mundo, isso oportuniza uma interação entre as disciplinas escolares e o envolvimento de professores e alunos em atividades socialmente relevantes na comunidade que estão inseridos. Nesse sentido, o uso das Tics de forma aberta e interativa requer um currículo construído na ação, num processo dialético que envolve conteúdos e estratégias pedagógicas, valores e experiências de professores e alunos e diferentes linguagens de representação do pensamento.
Uma dinâmica que favorece a aproximação entre a escola e a realidade dos alunos baseia-se no desenvolvimento do currículo por projetos que traz contribuições à aprendizagem propiciando uma educação de qualidade, pois considera os instrumentos e linguagens que fazem parte dessa geração que vive numa cultura digital e ainda potencializa a interdisciplinaridade e a transversalidade o que contribui para a construção de conhecimentos de forma global rompendo os limites das disciplinas.
O desenvolvimento de projetos com integração das TICs no âmbito do currículo possibilita o envolvimento de questões transversais de forma significativa dando um caráter interdisciplinar ao fazer pedagógico do professor. Isso oportuniza ao aluno a prender-fazendo, explorando e estabelecendo relações significativas entre os conhecimentos e ainda amplia seu universo de aprendizagem. Nesse sentido, o trabalho com projetos com uso dos recursos das TICs na perspectiva de temas transversais é fundamental para o desenvolvimento tanto dos conteúdos disciplinares como forma de oportunizar aos alunos uma nova maneira de ser e estar frente à realidade, pois requer atitude, comprometimento e diversidade de leitura por parte destes.
Considerando que o trabalho com projeto rompe as fronteiras entre as disciplinas e ainda estabelece vínculos entre as diferentes áreas do conhecimento numa situação contextualizada de aprendizagem, faz se necessário que os docentes sejam flexíveis ao novo, fortaleça essa prática de trabalho e incorporem de maneira significativa as tecnologias aos conteúdos curriculares envolvendo questões transversais e um caráter interdisciplinar ao conhecimento abordado, dessa forma fortalecerão o seu fazer pedagógico.
segunda-feira, 27 de setembro de 2010
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