quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Possíveis mudanças e possibilidades de contribuições das tecnologias

O papel da escola e do educador nessa sociedade tecnológica tem sido tema de discussão entre especialistas na educação. Percebe-se uma necessidade urgente das escolas abrirem as portas e mudarem a postura em relação à utilização dos recursos tecnológicos na ministração das aulas. Isso porque, muitas vezes, esses recursos estão sendo utilizados de forma equivocada, apenas como pretexto para dinamizar as aulas, não tendo desta forma, objetivos a serem alcançados, nem tão pouco, habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos.
Considera-se que o uso das TICs por si só não são capazes de trazer contribuições no processo ensino-aprendizagem, cabe à escola adequar esses meios à necessidade da comunidade em que está inserida, propondo ações no Projeto Político Pedagógico de ordem pedagógica, social e cultural capazes de oferecer uma reestruturação do processo de aprendizagem de forma a atender os anseios dos alunos.
Nesse sentido, faz-se necessário que a escola perceba que o uso dos computadores e da internet nas atividades curriculares deve partir de propostas com objetivos educativos assumindo o sentido transformador da prática pedagógica. Nesse processo, a atuação do professor será mais dinâmica e produtiva, deixando dessa forma o papel de repassador de conhecimento para ser o criador de ambiente de aprendizagem e facilitador do processo pelo qual o qual o aluno adquire conhecimento.
Considerando um trabalho bem direcionado nas escolas em relação às Tic´s, estas, através de suas facilidades e diversidade de uso, têm muito a contribuir, favorecendo o aprendizado dos alunos, pois através destes recursos os dicentes aprendem com muito mais entusiasmo e interagem de forma prática com essas novas tecnologias, que em muitos casos, já fazem parte do seu dia a dia. Dessa forma, o uso das TICs favorece o aprendizado que acontece de forma dinâmica e atrativa, incentivando a participação de crianças e adolescentes nas diversas atividades realizadas na sala de aula, com a mediação do professor e funcionando como um eficiente recurso de ensino.
Sem dúvida, a incorporação das TICs, de forma eficiente, em sala de aula pode trazer bons resultados, tanto para a prática docente como para o aluno, pois estas, tem um papel importante no meio social em que estamos vivendo e os alunos estão cercados desses recursos midiáticos em seu cotidiano. Considerando essa realidade, é urgente uma mudança de perfil dos professores, que devem ser mais abertos, que valorize o estímulo de seus alunos e que sejam capazes de estabelecer formas mais democráticas de pesquisa e comunicação.

Maria das Mercês Dias Gomes da Silva

5 comentários:

  1. Olá Mercês
    Estou plenamente de acordo com voce, é necessário que as TIC seja inserida com objetivos claros e bem definidos. A tecnologia por si só não faz a diferença na sala de aula.
    Relamente é urgente que o educador se aprorie dessa ferramenta que não é mais nova.
    Elisângela

    ResponderExcluir
  2. Merces;
    Sabemos a importância, na atualidade, do uso das novas tecnologias em sala de aula.
    Portanto, concordo plenamente com você quando relata "que um trabalho bem direcionado nas escolas em relação as TIC's" facilitará e contribuirá com as práticas educacionais utilizando as tecnologias em prol de aulas diversificadas em nossas escolas.
    Bjos
    Eliana

    ResponderExcluir
  3. OLÁ MERCÊS,
    O seu texto estar ótimo criativo,gostei muito do seu texto ,pois concordo com vc sobre o uso das TCS . Parabéns.
    Elvirene.

    ResponderExcluir
  4. É Mercês,
    Demos um passo muito significativo para a comprensão sobre o uso das tecnologias na escola, na sala de aula. Agora é...mãos à obra, amiga!Você é nota dez!
    Abraços!
    Ester de Melo Mendes

    ResponderExcluir
  5. Mercês, realmente precisamos repensar o uso da tecnologia em sala de aula , pois os alunos precisam entender que internet e computador são tecnologias para melhorar a qualidade das aula, da aprendizagem e não para divertir apenas. Digo isso porque tenho visto posturas de alunos contrária a idéia que deve vigorar.

    ResponderExcluir