segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Memorial reflexivo

Memorial reflexivo

Nas últimas décadas a revolução das comunicações e a difusão da tecnologia trouxeram um grande desafio aos professores, quebrar paradigmas de um ensino tradicional e oferecer possibilidades de uma prática pedagógica que atenda aos anseios dos adolescentes digitais que recebemos hoje nas escolas.
Considerando a importância das TICs na prática dos educadores nessa era digital, ingressei no curso “Ensinando e aprendendo com as TICs”, que oportunizou-me conhecer as inúmeras possibilidades de uso dos recursos tecnológicos disponíveis nas escolas, de forma criativa e interdisciplinar, capaz de despertar a curiosidade e experiência dos alunos. As atividades propostas foram muito ricas. No decorrer do curso tive a oportunidade de produzir várias oficinas e aulas com objetivo de democratizar o uso dos recursos tecnológicos na disciplina de Língua Portuguesa perseguindo um ensino aprendizagem de leitura e escrita com um olhar atento para a inserção das TICs nesse processo.
Outras oportunidades obtidas foram as pesquisas realizadas, o manuseio das ferramentas e programas disponíveis no computador e ainda a troca de atividades com os colegas, que considero ter sido um momento único. Das atividades realizadas uma se destacou e com certeza foi um marco para minha vida profissional, a criação do meu Blog, que oportunizou-me apresentar minhas conquistas, angústias e trocar experiência com outros colegas.
A dificuldade que senti em relação ao curso refere-se ao tempo disponível para a realização das atividades, pois foi muito curto o intervalo entre uma e outra, o que impossibilitou o cumprimento destas em tempo hábil. Sugiro que nas próximas edições as atividades sejam priorizadas de forma a possibilitar aos cursistas a aplicabilidade dos planejamentos produzidos.
As leituras e as atividades realizadas despertaram-me a propor as UEs ações que priorizem o uso das novas tecnologias de forma integrada ao projeto pedagógico de maneira que as ações partam das experiências de alunos e professores, do diálogo entre eles. Acredito que, se as TICs forem incorporadas ao currículo considerando os anseios da comunidade escolar e trabalhada interdisciplinarmente, o ensino aprendizagem será outro, mais leve, mais democrático e mais aprazível, pois estará mais próximo do mundo dos nossos alunos.





Maria das Mercês Dias Gomes da Silva


Porto Nacional, 27 de setembro de 2010.

Um comentário:

  1. Olá pessoal...
    Ando um tanto quanto sem tempo,só hoje vi O Memorial Reflexivo, parabéns pela belíssima postagem.
    Tudo a ver com o título do blog.
    Continuem com esse contexto, adooooorei, mesmo!
    ABRACeijos a todos!

    ResponderExcluir